sábado, 19 de junho de 2010

E nós?

"A história da terra está escrita nas suas rochas, as quais fornecem indícios de acontecimentos de um passado distante, pistas sobre a natureza mutável dos continentes e dos oceanos e das estruturas que lhes estão associados, como ilhas e cadeiras montanhosas."

Ora bem, quem está na área de ciências, deve ter feito o exame de Biologia-Geologia. Quem o fez irá reconhecer o excerto indicado em cima proveniente de um dos textos do exame. Estejam descansados e relaxados que não vou falar de Bgeo, disso estamos todos fartos.
Sabem, esse bocado de excerto fez'me ter um momento filosófico, ou como lhe quiserem chamar. Eu prefiro chamar Tempo da Dúvida. Como o nome indica, este é um tempo onde eu, ser curioso que sou, me meto a dar utilização ao verbo duvidar. Reparem bem no início do excerto "A história da terra está escrita nas suas rochas", todos nós sabemos que é verdade, mas eu pergunto e nós?. Nós, o ser humano, tem a sua vida escrita onde?, nas rochas?, na alma?, no coração?, nas memórias guardadas?, no tronco de uma árvore ?, na barriga rosa de um hipopótamo com cores robustas e florescentes? Não sei.
"fornecem indícios de acontecimentos de um passado distante". Fantástico! Podemos saber o que se passou ontem na Itália, há 3mil anos no Japão ou até mesmo à 27342891milhões de anos na Malásia. Wow, go rochas! Mas eu pergunto'me, então e nós? Também podemos saber o que nos aconteceu à 3 meses e 2 dias ? Há 4 anos e 8 meses? As rochas também podem dizer o futuro, sabem ? E nós? Será que o sítio onde temos o nosso passado, a nossa história escrita, têm o nosso futuro ? Temos acesso a ele ? Onde está? Quem escreveu ? Não sei.
"natureza mútavel" Também temos, certo? Então nós, naturalmente, não nos modificamos ? Fisicamente e psicologicamente? Isso não é a nossa natureza? Se sim, isso significa que também somos como a Terra? Ai é? E se não formos, como somos afinal ? Como funcionamos? Não sei.

Muita dúvida, pouca resposta. Demasiadas incertezas, inexistentes seguranças. Modificações todos os dias e progressos a toda a hora. Agora. Agora. Agora. O ser humano pode, e é, assim, como a Terra. Óbvio que ambos são algo mais e, talvez, algo menos. Mas há semelhanças! Serão muitas ou poucas? Significativas ou desprezáveis? Não sei.

O Tempo de Dúvida acabou. É tempo de pedir outra folha de rascunho às vigilantes do meu exame. Esta, está toda escrita.

(Escrito durante o exame, postado hoje.)

10 comentários:

Marta disse...

lol ainda bem que sim

Qéé disse...

não gostei do texto, :o


mas pronto, fica aqui o registo*

Dani disse...

Eu não disse qe eram.

Dani disse...

Oh :c

olha, tens desafio no meu blog (:

Marta disse...

ou nao :O

Marta disse...

eu nao sei fazer disso $x

Isabel disse...

bem que texto. muitas dúvidas é certo. *

Dani disse...

Ainda bem, fiz bem em mandar então *.*

Marta disse...

hum, talvez

PauloSilva disse...

É um texto muito filosófico!

Está fofo mas no entanto é cansativo :|